Ultimas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dicas para tirar identidade e CPF infantil

Para as mamães que estavam esperando esse post, aí vai uma super dica. Você sabia que seu filho pode ter carteira de identidade e CPF desde que nasceu? E é super simples fazer. O que acontece é que a maioria das pessoas acaba deixando esses documentos pra depois, porque os pequenos não usam com frequência. No meu caso, optei por fazer logo por dois motivos: o primeiro é que viajamos muito e a carteira de identidade é um documento mais prático. Com ela, não é necessário a gente sair por aí com o original da certidão de nascimento que é bem mais complexa de guardar, amassa, rasga... enfim... O outro motivo é mais emocional. Claro que é lindo demais você fazer uma carteira de identidade pra um bebezinho tão pequenininho, uma recordação pra vida inteira!!! Veja como ficou a da Letícia.


Detalhe: o polegar direito dela era pra ter ficado mais acima, mas a espertinha apressadinha colocou antes da hora e puxou. Não deu pra fazer outra, teve que ficar assim... rsrsrsrs

COMO E ONDE FAZER:
Tanto a carteira de identidade, quanto o CPF do bebê ou da criança seguem as mesmas burocracias que um adulto, não tem mistério! Para fazer o CPF você deve ir aos Correios, levando sempre a certidão de nascimento da criança e um documento seu (identidade de preferência). O procedimento é o mesmo que você faria se o CPF fosse feito pra você. Para fazer, você paga uma taxa de R$ 5,50. De lá, você sai com o número ou espera chegar em casa o cartão. Simples... No caso, da Letícia eu nem fiz o cartão. Tirei o CPF primeiro e levei o número quando fui fazer a carteira, está incluído nela. Mas, lá  no UAI eu fiquei sabendo que você pode cortar o número e colar em um cartão que você pega lá. Assim fica com o CPF separado também, fica a seu critério.

A carteira de identidade, aqui em Muriaé, eu fiz no UAI (lá na JK). Adorei o atendimento e embora precisemos pegar senha foi super rápido. Se seu filho for um bebezinho, opte por levá-lo no momento em que estiver dormindo. Vai ser preciso "carimbar" todos os dedinhos da mão direita e da mão esquerda. A Letícia estava acordada e a gente teve que repetir algumas vezes... Demora mais, o bebê pode ficar irritado, mas no final dá certo. A moça que fez (esqueci o nome dela) teve uma paciência ímpar. Feito isso, em menos de uma semana depois você volta lá para buscar. Não deixe de levar a sua carteira de identidade (pais ou responsáveis), a certidão de nascimento da criança e uma foto 3x4 dela. Neste caso, não precisa ser uma foto séria, pode sorrir, fica até mais lindo! Ah, você não paga nada. É grátis!

Pronto, simples!!!

6 comentários:

  1. Bom dia Ludmila.Fiquei com uma dúvida: em que situações o CPF é necessário no caso de bebês como a sua? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O CPF é necessário em alguns casos distintos, no meu caso, para poder fazer convenio para a minha filha, foi solicitado apenas que apresentasse o CPF ( não sendo necessario o RG).
      mas existem outras situações, como tirar o passaporte.

      Excluir
  2. è necessario o CPF tambem para fazer uma conta poupança no nome da criança

    ResponderExcluir
  3. Li à algum tempo sobre as digitais na carteira de identidade e achei muito util, tipo ter as digitais ja catalogadas desde novinho ajudaria bastante em caso de desaparecimento das crianças!!

    ResponderExcluir
  4. mais então eu tiro o cpf do meu filho sem ter p rg e so leva a certidão de nascimento

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2013 Blog Tese
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates